terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Idéia

    O projeto consiste no plantio de jabuticabeiras pela extensão central de Roça Grande, elas devem ser plantadas nas calçadas como forma de canteiros e nos terrenos ociosos públicos e privados. O icentivo ao plantio privado será feito pela doação de pés da fruta para as casa que ainda não o possuirem, essa doação apenas complementa o icentivo feito pela Prefeitura de Sabará , que criou uma lei municipal que bonifica com 7,5% de desconto os moradores que plantarem jabuticabeiras no quintal. É a propria prefeitura que cuida da poda desses pés, passando a cuidar também dos pés que seriam plantados pelas ruas de Roça Grande.
    Por ser a capital mineira da jabuticaba a cidade de Sabará tem um responsabilidade muito grande nos últimos meses do ano quando é realizado o Festival da Jabuticaba, nos dois dias de festivais são vendidos aproximadamente 50.000 litros da fruta para um público médio de 45 mil pessoas. O festival que já está na sua 23° edição é realizado atualmente na Praça de Esportes de Sabará e conta com uma média de 30 expositores, o espaço oferece praça de alimentação e espaço para apresentação de artistas.
Os expositores fazem parte, em sua maioria, da Aspodejas, Associação dos produtores de derivados da jabuticaba de Sabará. Composta por familias da região que com receitas tradicionais produzem produtos diferenciados da fruta e muitas vezes únicos.
    Da necessidade da Aspodejas de ter um local fixo para venda, em conjunto com a falta de um local de lazer em Roça Grande, será construído proximo a ponte de acesso à área central, um mercado destinado a venda de produtos derivados da jabuticaba.
    Esse mercado deve se constituir um um espaço com múltiplos usos para a população. No terreno será mantido a quadra de futebol existente que é utilizada pelas crianças de Roça Grande e a faixa verde que faz cerca do terreno com o rio das velhas, essa faixa verde será preservada e mantida sobre proteção.O restante do espaço será utilizado para criação do mercado, que deve se constituir de uma passarela fixa com cinco divisiórias que serão destinadas a venda fixa e fabricação do produtos, e o terreno a sua frente deverá ser capaz de acolher em carácter provisório a instalação de mais vinte e cinco estandes para a época do festival da jabuticaba ou outras festas. Uma arquibancada dará vista ao campo de futebol e pequeno palco, na parte posterior serão instalados banheiros. E no topo da arquibancada ficará a administração destinada a Aspodejas, um depósito de material e uma cozinha para funcionários e para a realização de cursos que poderam ser lecionados por estudantes de gastronomia da Unidade Fazendinha Izabela Hendrix. Ao lado dessa área deve se situar o parque infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário